domingo, 20 de março de 2016

Por que rezar o Santo Terço?

No dia  13 de Maio de 1917 Nossa Senhora diz aos três pastorinhos: "Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Além de rezarmos para obter a paz que a oração do santo Terço nos traz, precisamos fazê-lo para que nos conscientizemos de tudo aquilo que ainda temos de buscar fazer para seguir Jesus como exemplo. Precisamos utilizar a oração do terço para rezar pelos outros e também por nós mesmos. Porque não são somente os outros que precisam mudar mas cada um de nós.


Precisamos usar as armas certas para vencer os combates e sair vitoriosos, saber usar essa arma poderosa que é o santo Terço e andar armados porque nunca se sabe quando aparecerá um combate. Assim como um bom combatente, precisamos ter disciplina e à medida em que somos fiéis a Deus, que buscamos ouvi-lo e falar com Ele, nossa vida vai tomando um rumo diferente: aquele que Ele sonhou para nós. E como saber qual a vontade de Deus na nossa vida? Respondo para vocês: tendo intimidade com Ele. Uma das ferramentas que podemos utilizar para isso é o Santo terço, momento no qual entramos em contato com Deus e meditando seus mistérios, recordamos a vida do Senhor e toda a história da Salvação. Abro aqui um parênteses: o Terço é um instrumento que não tem como centro Maria, Nossa Senhora mas sim a vida de Jesus pois, apesar das "Ave Marias" que rezamos, meditamos a vida de Jesus através dos mistérios do Terço que acabamos de mencionar. Nossa Senhora é exemplo de quem tem o Senhor como centro de sua vida quando diz nas Bodas de Caná: "Fazei tudo o que Ele vos disser".(Jo 2, 5B) Ela não diz: "Façam o que eu digo". E muito menos: "não faça o que faço" (como costumamos observar em muitos hoje em dia) porque seu exemplo de vida é realmente de total entrega ao projeto de Deus dizendo sim a Ele e é também de total humildade por isso diz quando encontra sua prima Isabel: "Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua POBRE SERVA..."(Lc 1, 47-48A)

Lembrando que nossa luta não é só contra o mal que está fora mas também, contra o que, inevitavelmente já está dentro de nós pelo pecado original. Isso significa que, na luta contra as forças do mal e contra a tentação de cairmos do pecado precisamos usar as estratégia certas e as armas certas. Uma dessas armas é o Santo Terço!

O Catecismo da Igreja Católica vem nos dizer: "A meditação põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções da fé, suscitar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã dedica-se, de preferência, a meditar nos «mistérios de Cristo», como na « lectio divina» ou no rosário. Esta forma de reflexão orante é de grande valor, mas a oração cristã deve ir mais longe: até ao conhecimento amoroso do Senhor Jesus, até à união com Ele." ( CIC § 2708 -)

Portanto, rezar o terço é necessário para nos conectarmos com Deus, para termos intimidade e compromisso com Ele, com disciplina e responsabilidade, sendo constantes e perseverantes. E também para que tenhamos mais fé, mais esperança de que conseguimos vencer a maior guerra de todos os tempos: a guerra que acontece no nosso interior constantemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário